Acesse nosso portal

A vida acadêmica começa muito antes da entrada na faculdade. Desde a preparação para o vestibular o aluno já começa a moldar seu perfil de estudante.

É fundamental que o aluno abrace a vida acadêmica respeitando seus limites e obrigações. Não há como entrar para a faculdade sem organização, disciplina e foco nos objetivos futuros. Só assim é possível elaborar uma rotina equilibrada e eficiente.

No post de hoje, veja algumas dicas de como estudar para o vestibular e aumentar suas chances de sucesso. E ainda algumas atitudes para aproveitar esse momento de transição para ter um bom começo como estudante universitário. Confira!

Como estudar para o vestibular?

como estudar pro vestibular

Primeiro passo: Rotina

A organização da rotina de estudos é fundamental na vida do estudante, especialmente aquele que está prestes a enfrentar uma prova tão concorrida. Para começar, entenda como a sua rotina funciona e veja onde você pode encaixar momentos para dedicar-se aos estudos.

Uma forma que costuma funcionar bem em termos práticos e ainda manter uma rotina flexível, porém eficaz, é o planejamento semanal. Utilize uma agenda ou um quadro kanban para anotar todas as suas atividades da semana.

Separe um dia, de preferência entre o final de uma semana e o começo da próxima, para avaliar seu desempenho e formular um novo planejamento. A cada semana você pode adaptar-se a eventos que fogem da rotina e ainda verificar onde está sua dificuldade em realizar as atividades.

Segundo Passo: Método de Estudo

Cada pessoa aprende melhor de uma maneira, mas algumas fórmulas são universais. Um grupo de psicólogos realizou uma pesquisa que evidenciou a resolução de exercícios como o método mais eficaz de aprendizagem. Não é à toa que muitos alunos bem-sucedidos dão a dica de resolver provas dos anos anteriores.

O melhor a fazer é tentar diversas formas diferentes e encontrar aquelas que mais funcionam para você medindo o seu desempenho constantemente. Você pode resolver uma prova depois de uma semana de estudos e verificar com qual método conseguiu melhores resultados.

Desse jeito, você cria uma rotina organizada e funcional que adapta-se perfeitamente às suas necessidades estudantis. E lembre-se que cada disciplina pode ter um método próprio de estudos. Talvez você aprenda melhor história lendo textos de apoio e matemática resolvendo problemas.

Terceiro Passo: Plano B

As portas de entrada para o ensino superior são muitas e ser estratégico na hora de planejar como entrar para a faculdade é muito importante. Além do vestibular, esteja atento ao ENEM que oferece oportunidades de ingresso ainda mais vantajosas que o vestibular tradicional.

Conheça todas as opções e selecione as que melhor se adaptam ao seu perfil de estudante. Estando pronto para qualquer eventualidade, você não atrasar sua entrada na universidade e nem desperdiça todo o esforço que fez para chegar até aqui.

Vida de Estudante: como entrar na faculdade com o pé direito?

Todos os passos anteriores já são um treino excelente para a vida na faculdade. Saber como estudar para o vestibular de forma organizada e eficiente prepara você  para manter esse ritmo dentro da universidade. Algo fundamental para uma formação de qualidade, pois a rotina dentro da academia é puxada e, agora, o objetivo é construir uma carreira.

É muito recomendável que o estudante faça um teste vocacional para ter mais certeza da escolha de curso. Além de motivar um bom desempenho no vestibular, ter segurança sobre a carreira que quer seguir torna a faculdade a realização de um sonho.

Outra atitude que você pode tomar é visitar o campus da universidade e conversar com os alunos do curso. Familiarizar-se com o ambiente e os colegas evita que você fique perdido e forma uma rede de apoio para um começo de jornada mais tranquilo.

Compartilhe o post com seus amigos para ajudá-los a enfrentar esse desafio junto com você e venha ser aluno da Uniamérica. Aqui a vida de estudante é uma experiência transformadora!

Conheça agora os nossos cursos!

Leia também: Como transformar um sonho em um projeto de vida?

Topics: Faculdade

Caio Miranda

Escrito por Caio Miranda

   

Posts recentes