Blog Uniamérica

Gastronomia: um curso para provar e aprovar!

Postado por Caio Miranda on 14-12-2017 14:00

Consolidada em países como França, ela é uma jovem aqui no Brasil: tem apenas 15 anos. Isso mesmo, a culinária brasileira só ganhou status de Gastronomia, há pouco mais de uma década, mas já atrai centenas de estudantes e profissionais que se identificam com a área e têm o desejo de se aventurar por cores e sabores típicos das mais variadas regiões do país e do mundo.

Tanto é que a Gastronomia saiu dos cursos de extensão para se tornar uma graduação. E aqui na Uniamérica, nós fizemos questão de incluir essa inovação em nossa oferta de cursos. Saiba mais a respeito do universo gastronômico!

O que você aprende no curso de Gastronomia

O curso superior de Tecnologia em Gastronomia é uma proposta inovadora para formar profissionais aptos a atuar em restaurantes, hotéis, hospitais, spas e cruzeiros marítimos, entre outros ambientes onde a presença de um chef é requisitada.

Mais do que receitas, você aprende os pormenores da arte culinária, transformando a cozinha em um lugar de criação de pratos que encantam tanto pelo apelo visual quanto pelo sabor, aprendendo as técnicas mais renomadas das cozinhas mundiais.

Além de mergulhar de cabeça na culinária nacional e internacional, em aulas práticas e instigantes, você entra em contato com conteúdos que auxiliam no desenvolvimento de competências empreendedoras, as quais servirão de base para que você ingresse no mercado de trabalho pronto para superar desafios.

Dessa maneira, sua atuação vai além da gestão da equipe da cozinha, podendo chegar à gestão do seu próprio restaurante. As possibilidades não param por aí: o gastrônomo pode atuar no ramo turístico, de eventos e entretenimento, sem contar que você também pode vir a se tornar um professor e ajudar outros estudantes a passar no vestibular de Gastronomia!

vestibular de gastronomiaTendências do setor gastronômico

As aulas práticas ao longo da graduação já contribuem para sua formação profissional. Contudo, é importante estar antenado com as novidades que este setor vem trazendo nos últimos anos, especialmente se você deseja se destacar como um gastrônomo.

Os alimentos fit, por exemplo, já conformam um mercado extremamente atrativo para os profissionais de Gastronomia. Manter a saúde e boa-forma é preocupação de boa parcela da população.

Outra tendência que deve ganhar espaço nos próximos anos é o BYOB (Bring Your Own Bowl) ou, em bom português, “monte sua própria tigela”. Trata-se de oferecer os mais variados tipos de comida em um restaurante (chinesa, tailandesa, brasileira, coreana, etc) e deixar que o cliente monte seu prato à vontade.

Os alimentos artesanais são outro nicho a ser explorado por quem pretende fazer vestibular para Gastronomia e tornar-se um profissional do setor. Os ingredientes mais saudáveis, aliados ao fator exclusividade, atraem centenas de consumidores ávidos por experiências únicas.

Por fim, não podemos esquecer o crescimento da comunidade vegana e da parcela da população que possui restrições alimentares, como alergia a lácteos glúten. Esse é um mercado altamente aquecido e que pode fazer de você um profissional conhecido e reconhecido no universo da Gastronomia.

Conheça agora o curso!