Acesse nosso portal

shutterstock_397578430.jpg

Se você sempre se interessou por Exatas, mas não é um gênio em Matemática, o curso de Ciências Contábeis pode ser uma excelente opção. A graduação pode ser realizada de forma presencial ou a distância durante quatro anos. E há diversos ramos que o contador pode atuar. Veja, a seguir, detalhes sobre a faculdade e em quais áreas o profissional pode se especializar!

O que se estuda nesse curso?

O estudante aprende noções de Sociologia, Economia, Direito e Administração nos primeiros semestres. No segundo ano, as aulas são mais específicas. O aluno de Ciências Contábeis tem acesso a matérias voltadas à formação técnica e gerencial, ou seja, estuda sobre a teoria de Contabilidade, Planejamento e Área Financeira. Aprende também sobre Legislação e Economia.

Já no terceiro ano, o futuro contador aprende sobre noções de Atuária e Sistemas Contábeis. Além de ter como disciplinas Contabilidade Avançada, Tributária e Controladoria.

No último ano do curso de Ciências Contábeis, o aluno tem conteúdos relacionados à Auditoria, Perícia e pesquisa acadêmica. Realiza também o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e um estágio supervisionado para ganhar experiência.

O que faz um graduado em Ciências Contábeis?

Quem conclui a graduação em Ciências Contábeis torna-se contador. A Contabilidade é uma área que cresce bastante e sempre necessita de profissionais em diversos ramos. Atualmente, somente os bacharéis podem obter o registro profissional para atuar no setor. Antes de 2015, técnicos em contabilidade também podiam solicitar o documento.

Mas quais são as áreas de atuação? O graduado em Ciências Contábeis pode atuar em auditoria e fiscalizar as contas de uma empresa. Pode também trabalhar com contabilidade gerencial, ou seja, registrar e analisar as operações financeiras e patrimoniais de uma organização.

O especialista também pode realizar controle e perícia das operações fiscais e financeiras das instituições públicas e privadas. Além de se especializar em educação e dar aulas em cursos técnicos e treinamentos contábeis para diversas empresas.

Pode, ainda, trabalhar em escritórios de contabilidade e atender pequenas e médias empresas que terceirizam o setor contábil, ou abrir seu próprio negócio. Ao concluir  a graduação, o contador precisa ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade de cada cidade.

Especializações na área

Após a graduação, o contador pode ampliar seus conhecimentos com a pós-graduação. Profissionais que atuam nas áreas de Economia e Finanças podem investir em uma especialização em Controladoria. Já quem prefere fiscalizar as contas de uma empresa e fazer o planejamento de gastos, pode investir na área de Auditoria.

Além disso, há a possibilidade de especializar na área Atuarial, ou seja, o profissional analisa os riscos e expectativas da área financeira, principalmente na administração de seguros e pensões.

Habilidades específicas de quem cursa Ciências Contábeis

A carreira de Ciências Contábeis é voltada para profissionais que querem abrir seu próprio negócio. Também para aqueles que desejam atuar em empresas, como responsáveis técnicos pela área contábil ou visam seguir a carreira pública.

O graduando na área precisa ter conhecimento interdisciplinar, estar sempre atualizado em relação aos conceitos contábeis, ter raciocínio lógico, habilidade com números, saber se comunicar bem,   tomar decisões rapidamente e de forma eficaz.

Este post deixou um gostinho de quero mais?

Faça o download do e-book sobre Ciências Contábeis e saiba tudo sobre o curso da Uniamérica!

 

 

 

Topics: Educação Superior

Caio Miranda

Escrito por Caio Miranda