Acesse nosso portal

Uma vez concluído o curso de Engenharia Civil, inúmeras possibilidades de atuação são abertas ao estudante. Obviamente, o mercado sente o impacto da recessão: o setor da construção civil, inclusive, é tido como um termômetro do desempenho econômico.

Por outro lado, mesmo em um cenário turbulento, esse profissional sempre será uma figura essencial para as mais diversas instituições e empresas. Uma opção inclusive é se inscrever em concursos públicos que requerem essa formação.

Nesse post, saiba mais sobre o mercado de trabalho para o curso de Engenharia Civil. Você verá que as opções são tão plurais quanto as habilidades essenciais para conquistar o reconhecimento do mercado.

curso engenharia civil

Na construção civil, ele equaciona o déficit habitacional

Um dos grandes desafios dos governos federais, estaduais e municipais é reduzir o déficit habitacional, estimado em 6 milhões de moradias. Este grande desafio motiva o lançamento de diversas ações, nas quais a presença do engenheiro civil é indispensável.

Assim, ele encontra as portas abertas em construtoras de todos os portes. Estudantes da Uniamérica, inclusive, são beneficiados pela nossa parceria com empresas de renome, que atuam na cidade de Foz do Iguaçu, como a Usina de Itaipú.

Em demandas urbanas, cita-se ainda as obras que visam promover o acesso da população, especialmente a mais carente, ao saneamento básico. Mesmo com o desenvolvimento, algumas regiões ainda são extremamente carentes, o que também impulsiona a demanda por profissionais qualificados.

No trânsito, ele melhora a mobilidade

Outro segmento atrativo para quem a inserção no mercado de trabalho em Engenharia Civil é se especializar em trânsito. Cabe a esse especialista, a difícil missão de implementar ações que facilitem a mobilidade urbana, por via terrestre, aérea ou marítima.

Outro fator que contribui para agravar o problema do trânsito é a precariedade do transporte público, associada ao aumento da frota de veículos individuais. Com isso, os problemas de fluxo do trânsito passam a ser uma situação cotidiana, também em cidades de médio porte.

Assim, ele encontrará as portas abertas em concessionárias e órgãos municipais, onde pode avaliar planejamento do trânsito de estradas e assumir o gerenciamento de rodovias e ferrovias.

Engenharia Civil Uniamérica

Com a tecnologia, ele promove a sustentabilidade

O engenheiro também pode conquistar uma vaga quando decide se dedicar à área da pesquisa. A ideia é que eles se amparem da tecnologia de ponta para que consigam aprimorar processos e produtos.

O objetivo é reduzir custos, ao mesmo tempo em que desenvolvem-se produtos sustentáveis, que poluem menos o ambiente. Para isso, a missão do engenheiro é estudar as propriedades dos componentes e transformá-las, a fim de encontrar utilidades inovadoras para os produtos existentes.

Também constata-se como a evolução da tecnologia afeta os equipamentos: valendo-se do modelo de construção por contornos, um engenheiro civil pode erguer grandes estruturas apenas programando uma impressora 3D.

engenharia civil uniamérica

Qualificação é o diferencial

Qualquer que seja a área que você pretende seguir, é essencial que você invista no aperfeiçoamento de seus conhecimentos. Acompanhe o impacto da tecnologia sobre as técnicas empregadas, faça cursos de especialização e participe de feiras, congressos e eventos.

As áreas de atuação sugeridas neste post são indicativos de vagas que sempre existirão, pois o engenheiro é peça fundamental para a promoção do desenvolvimento das cidades. Contudo, levam vantagem aqueles que estão melhor preparados.

Viu como o mercado de trabalho para engenharia civil é bastante amplo? Saiba mais a respeito da graduação em Engenharia Civil na Uniamérica!

Conheça o curso de Engenharia Civil da Uniamérica

Leia também: O que é a Engenharia Civil e seu mercado que nunca para.

Topics: Engenharia Civil

Caio Miranda

Escrito por Caio Miranda