Blog Uniamérica

Radiologia em Foz do Iguaçu: como funciona o curso e onde estudar

Postado por Fernanda Almeida on 16-01-2018 9:00

Em algum momento de sua vida, você já deve ter se submetido a um exame clínico, como ressonância magnética ou tomografia. Para operar as máquinas que emitem a radiação e orientar os pacientes durante o procedimento, a presença de tecnólogos em radiologia é indispensável.

No post de hoje, nós vamos falar sobre o caminho que o profissional precisa trilhar até obter o diploma.

radiologista

Como é o curso de Radiologia?

O curso de Radiologia é oferecido na modalidade Tecnologia, com duração de seis semestres, estruturado essencialmente para suprir demandas atuais do mercado.

Em Foz do Iguaçu - Paraná, a opção em graduação de Radiologia é oferecida pela Faculdade Uniamérica, a primeira a abrir turmas na região Sudoeste do Estado.

O diferencial da Uniamérica é a adoção do modelo de aprendizagem ativa, onde os estudantes são estimulados a desenvolver uma postura crítica e questionadora baseado em projetos semestrais, desde o primeiro dia de aula. Sob essa perspectiva, o processo de avaliação também é diferenciado, incentivando o estudante a aprender baseado em competências.

O que você vai aprender?

No decorrer do curso superior de Radiologia, o estudante recebe a formação teórica e prática para entender as características dos elementos radioativos, suas diversas aplicações na Medicina e na Engenharia e os efeitos da exposição a esse tipo de energia, bem como as devidas e necessárias precauções em todos os campos da saúde que pode atuar.

Faz parte da grade curricular a diferenciação entre exames convencionais, contrastados e radiológicos de prevenção, além do aprendizado de conceitos essenciais das áreas de Fisiologia Humana e Anatomia Radiográfica.

Para dar suporte às atividades práticas, vários espaços são colocados à disposição do acadêmico em Radiologia: em um ambiente climatizado, há bancadas e negatoscópios para a caracterização radiográfica. Há também laboratórios de anatomia humana, microbiologia, biofísica, fisiologia e zoologia.

Por que a passagem pela faculdade é importante?

Uma vez que já contamos como é o curso de Radiologia, devemos reiterar a importância da formação no Ensino Superior. Muito além das competências técnicas, o profissional precisa dominar competências básicas para atuar na área de saúde.

Nesse contexto, ele irá vivenciar, ao longo do curso, várias simulações de situações que se tornarão comuns no dia a dia da profissão, como a capacidade de atuar em uma equipe multidisciplinar, poder de decisão, desafios do atendimento na rede pública, entre outros.

Ressalta-se ainda a capacidade de dialogar com os mais diversos tipos de público. Para quem atua na área da Saúde, por exemplo, tem a missão de orientar pacientes durante o procedimento e também de tranquilizá-los. E toda essa vivência será compartilhada pelos professores.

Fazer um curso superior de Radiologia pode lhe abrir muitas portas, mas, para aproveitar as oportunidades, escolha uma instituição comprometida com a qualidade: acesse nosso site e descubra porque a Uniamérica é a melhor opção para quem quer fazer  Radiologia em Foz do Iguaçu!

Conheça os Cursos da Uniamérica