Acesse nosso portal

Metodologia ativa

Você já teve aula com algum professor que falava, falava, falava… E no final da aula parecia que você não tinha aprendido nada? Ou aquele outro que só seguia o livro, tornando as aulas monótonas e muito distantes da sua realidade?

A boa notícia é que você pode mudar isso. Confira neste post o que é a Metodologia Ativa e como ela pode beneficiar sua formação acadêmica!

O que é Metodologia Ativa?

É um método de ensino que envolve o aluno diretamente no processo de aprendizagem, tornando-o agente de sua formação acadêmica. O objetivo é criar um ambiente menos intimidante, que propicie o engajamento com o assunto e melhor assimilação do conteúdo lecionado.

Por que a Metodologia Ativa é importante para o universitário?

Estudar é mais do que simplesmente escutar o que o professor tem a dizer. A universidade é o lugar onde você aprimora suas habilidades, a fim de promover o desenvolvimento intelectual.

A metodologia ativa faz com que os alunos participem de atividades como debates, trabalhos em equipe, estudos de caso etc. Isso desperta desde cedo competências que serão necessárias no mercado de trabalho, como habilidade de comunicação e retenção de informação.

Estratégias de Metodologia Ativa

As estratégias de metodologia ativa podem ser internas ou externas ao ambiente escolar, a depender de onde são realizadas. Vejamos algumas delas:

Brainstorming

É uma técnica realizada em grupo para gerar um grande número de ideias rapidamente. Incentiva a participação ativa do aluno, já que as ideias surgem a partir das intervenções dos participantes. É uma atividade valiosa, porque viabiliza o surgimento de um volume de ideias que talvez não fosse possível se o aluno trabalhasse sozinho.

Estudos de caso

São cenários (reais ou imaginários) descrevendo um evento que o aluno deve ler, assimilar e analisar. Com base nos dados, o professor pode elaborar perguntas que incorporem elementos da disciplina em questão. A vantagem é que esta estratégia pode ser usada em todas as áreas de conhecimento, dando aos estudantes a oportunidade de serem realistas, criativos e práticos.

Entrevista

Geralmente, as entrevistas são conduzidas quando há a necessidade de informações mais profundas ou específicas acerca de um tema. Podem ser feitas pessoalmente, por telefone, por e-mail ou ainda por formulários disponibilizados na Internet. No âmbito acadêmico, essa estratégia permite que o aluno aperfeiçoe sua capacidade de reunir, organizar e sintetizar o material coletado.

Visitas Guiadas

As visitas guiadas fazem com que os alunos vejam com os próprios olhos o funcionamento de empresas, organizações voluntárias, museus e outras instituições relevantes para cada curso. No entanto, elas precisam ser planejadas cuidadosamente e ter um foco claro, que estimule o aluno a interagir e refletir criticamente essa experiência.


Desafios da Metodologia Ativa

Implementar qualquer nova técnica de ensino é uma tarefa desafiadora, porque tira os professores e alunos de suas zonas de conforto. No entanto, os benefícios associados à metodologia ativa estimulam o melhor de ambos. Invista em algo novo, invista em seu futuro!

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Leia também “A importância de integrar teoria e prática na educação superior”.

Quer fazer graduaçõ em Foz do Iguaçu?

Conheça nossos cursos

 

Até mais!

Topics: Educação Superior

Caio Miranda

Escrito por Caio Miranda