shutterstock_440808748.jpg

Esse post foi especialmente escrito para os estudantes que, seja por vocação ou depois de muitos testes vocacionais, decidiram ser enfermeiros. Mas até que você esteja todo paramentado com um jaleco, zelando pelo bem-estar de seus pacientes, há um longo percurso a ser percorrido.

E o primeiro passo dessa caminhada é o processo seletivo, cuja aprovação lhe dá o direito de ingressar em uma instituição de ensino superior. Mas, afinal de contas, o que estudar para o vestibular de enfermagem? É o que vamos responder logo abaixo.

Reveja os conteúdos do Ensino Médio

Via de regra, cada instituição de ensino superior dispõe de autonomia para definir os temas que serão cobrados ao estudante que se submete ao processo seletivo.

Contudo, a base para a prova costuma ser composta por disciplinas presentes na grade curricular do Ensino Médio, como por exemplo: Português Matemática, História e Língua Estrangeira.

Algumas instituições podem ir além e avaliar os conhecimentos do aluno em Filosofia. Outras valorizam determinadas competências, como, por exemplo, a capacidade de raciocínio lógico.

Existe alguma disciplina com mais peso?

Na maioria dos casos, à exceção da redação, as demais disciplinas costumam ter o mesmo peso na hora da prova. Em instituições que dividem o processo seletivo em duas fases, a primeira etapa normalmente serve como um funil.

Nestes casos, a segunda fase costuma ser mais voltada às disciplinas e competências correlatas ao ofício que o estudante escolheu. Em outras palavras, quem vai prestar vestibular de Enfermagem deve dedicar especial atenção aos programas de Biologia, Física e Química.

De todo modo, é sempre recomendável que o estudante fique atento às especificações do edital, e, quando possível, participe de simulados. Também é válido pesquisar pelas provas aplicadas em anos anteriores e tentar resolver as questões.

Prepare-se para a redação

A redação é um componente obrigatório em praticamente todos os processos seletivos, qualquer que seja a carreira escolhida. O desempenho do aspirante a universitário nesta parte do exame pode fazer a diferença na classificação final.

Sob essa perspectiva, quem decide prestar vestibular de enfermagem enfrenta desafios semelhantes aos de quaisquer outros alunos. Para alcançar uma boa nota, é preciso saber transpor as suas ideias em palavras, sempre respeitando a proposta e o estilo do texto.

Por um conjunto de fatores, a prática da leitura é extremamente recomendável ao vestibulando. Primeiro porque ela desencadeia o enriquecimento do vocabulário, ao mesmo tempo em que amplia o repertório do candidato.

Isso porque, na maioria dos casos, a modalidade de texto pedida é uma dissertação. Em outras palavras, o estudante se vê diante do desafio de se posicionar sobre determinado tema.

Perto do fim, vale reiterar o conselho de que você encare o período preparatório com seriedade, organizando sua rotina de estudos. Da sua nota nessa prova depende o seu futuro!

Curtiu esse conteúdo? Compartilhe-o nas redes sociais! Em nosso blog, estudantes que pretendem prestar vestibular de Enfermagem ou seguir qualquer outra carreira, encontram orientações relevantes para todos aqueles que pretendem ingressar ou já estão na universidade.