Acesse nosso portal

engenharia civil

Obras de melhorias, grandes construções viárias, empreendimentos imobiliários comerciais e residenciais. Os investimentos no setor da Engenharia Civil podem até sofrer reduções em épocas de crise, mas sem interromper a sua movimentação por completo. O mercado sempre está aquecido, com demandas constantes provenientes tanto do setor público, quanto da área privada.

Neste artigo, vamos levantar diversas questões que ilustram a situação atual deste segmento, buscando responder por que Engenharia Civil ainda é um dos cursos mais procurados e de maior prestígio no país.

Globalmente falando, esta situação também se reflete na maior parte dos países. Como profissão, tem raízes históricas ligadas ao homem bem-sucedido, junto ao Direito e a Medicina. Confira!

O que é a Engenharia Civil

A importância da Engenharia Civil é facilmente percebida por todos. Vemos prédios, pontes, estádios, ginásios, diversos complexos e monumentos variados. Mas por trás da construção ou reconstrução, está a história do projeto, planejamento e até da finalidade.

A Engenharia Civil começa pela análise do solo, fundação, definição da instalação de redes elétricas, hidráulicas e de saneamento. A escolha de materiais, aliada ao cálculo da resistência e durabilidade dos mesmos, além da integração com o meio ambiente, constituem algumas etapas fundamentais.

Leva-se em conta a influência da luz solar e da ventilação em construções mais complexas, o que torna a Engenharia Civil um detalhado conjunto de difícil execução. Um trabalho em equipe que se aproxima da perfeição.

A segurança durante a realização da obra, assim como depois de pronta, garantindo a sua vida útil, são preceitos básicos no campo da Engenharia Civil.

O ramo de seguros anda lado a lado com a Engenharia, sendo os engenheiros as maiores autoridades no assunto, conhecedores de todas as particularidades de uma obra.

engenharia civil

O simbolismo de Foz do Iguaçu

A usina hidrelétrica de Itaipu, uma das mais imponentes obras em território nacional, certamente inspira novos estudantes na área. O vestibular em Engenharia Civil em universidades em Foz do Iguaçu, como a Uniamérica, é uma perfeita oportunidade para ingressar no setor e desempenhar a profissão com uma formação diferenciada. Segurança na vida acadêmica e no dia a dia.

Por que Engenharia Civil

O Brasil apresenta sério déficit na parte de infraestrutura, de forma geral. As malhas rodoviárias, ferroviárias e metroviárias não tem a vazão necessária para escoamento de produção e fluxo de veículos; o segmento aeroportuário também carece de investimentos para ampliar sua capacidade; o déficit habitacional continua demandando políticas para o crescimento das cidades.

Em virtude dessas necessidades, o vestibular em Engenharia Civil em universidades em Foz do Iguaçu tem grande procura, o que coloca anualmente novos profissionais disponíveis no mercado.

Como em todo ramo de atividade, os bons profissionais procuram atualizar-se, sendo bons gestores de pessoas, buscando uma integração com os arquitetos e urbanistas, inclusive. Assim, fazem a diferença traduzindo bem o que é a Engenharia Civil hoje: trabalho e progresso.

Gostou de aprender mais sobre a Engenharia Civil por uma ótica diferente? Você já conhece a usina de Itaipu? Faça seu comentário!

Conheça o curso de Engenharia Civil da Uniamérica

Leia também: Como funciona o conceito da metodologia ativa na universidade?

Topics: Engenharia Civil

Caio Miranda

Escrito por Caio Miranda

   

Posts recentes