Muitas vezes os alunos sentem dificuldade em se concentrar em longas aulas teóricas. Exposições de três horas podem ser muito informativas, mas infelizmente não é incomum que os alunos não consigam absorver completamente a informação passada pelo professor.

A Uniamérica se preocupa com o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos, por isso, utiliza metodologias ativas de aprendizagem. Esse tipo de metodologia coloca o aluno como principal agente na hora de aprender e o torna muito mais independente e preparado para o mercado de trabalho.

Quer saber mais sobre essa forma de ensino? Vem com a gente!

Você sabe o que é metodologia ativa e como ela funciona?

Para que você entenda o que é metodologia ativa, é importante entender primeiramente como funcionam as metodologias tradicionais. Na educação tradicional, o professor transmite informações ao aluno e ele assimila, porém, esta é uma prática que não proporciona o aprendizado efetivo.

Com acesso a celulares e vivendo em uma sociedade na qual cada vez tudo muda com mais facilidade, é normal que os alunos encontrem dificuldade de concentração em aulas muito expositivas.

No modelo de metodologia ativa, a teoria não vem necessariamente antes da prática, mas junto dela. Os estudantes s são incentivados desde o primeiro dia de aula a atuarem na parte prática da disciplina, aliando teoria à prática , sendo assim, o centro do aprendizado.

Com a utilização de metodologias ativas, a sala de aula vira um lugar diferente. Ela não se parece tanto com a sala tradicional, mas muito mais com um ambiente de trabalho, propício para que o aluno possa desenvolver suas habilidades em cooperação com seus colegas.

Durante essas aulas, o professor se coloca como um orientador, ao invés de alguém que só transmite informações, privilegiando a cooperação e o trabalho em grupo, desenvolvendo as habilidades do aluno a partir da prática.

Entenda como metodologias ativas constroem um currículo melhor

A utilização de metodologias ativas de aprendizagem ajuda a construir um currículo que não é voltado ao ensino de disciplinas individualmente. O currículo é focado na interdisciplinaridade e na integração entre projetos. Assim, o aluno consegue aplicar seus conhecimentos recém adquiridos ao mesmo tempo que os aprende.

O currículo é desenvolvido em torno de competências e tem uma estrutura baseada em ciclos de aprendizagem. De acordo com os módulos que serão estudados durante o semestre, os estudantes são desafiados a buscar problemas reais na comunidade e definir o projeto integrador, que será baseado em hipóteses reais e soluções plausíveis, podendo futuramente ser aplicado ao mercado.

Um curso desenvolvido com metodologias ativas tem por objetivo ter mais coerência e ligação entre suas atividades do que um curso com metodologias tradicionais. Isso facilita ao aluno que ele mesmo faça as ligações entre os conhecimentos e sobre como utilizá-los.

Porque a metodologia ativa vai lhe ajudar no mercado de trabalho

O mercado de trabalho necessita de profissionais autônomos e criativos, por isso, é importante que essas habilidades sejam aprendidas desde a graduação. Muitas universidades são criticadas por focar somente na teoria e não preparar bem os acadêmicos para o mercado, por isso, a Uniamérica decidiu fazer diferente.

A utilização dessa metodologia vai fazer com que você cresça como profissional e se prepare melhor para o seu futuro. As salas de aula, como ambientes de estudo, tentam se aproximar o máximo possível de ambientes de trabalho, pois se aprende muito mais com a experiência de fazer por si mesmo.

Conheça agora os nossos cursos!