Acesse nosso portal

A Engenharia, de uma maneira ampla, é um ramo que chama a atenção pelas oportunidades oferecidas no mercado de trabalho e possibilidades de salários bem robustos. Um dos segmentos que vem ganhando os holofotes é o da Engenharia Mecânica, em que o profissional atua em diferentes campos da indústria.

Esse profissional irá trabalhar, principalmente, no desenvolvimento, projeto, construção e manutenção de equipamentos, além de fabricar máquinas e participar de todo e qualquer processo em que linhas de produção da área forem requisitadas.

Continue a leitura para saber mais sobre essa profissão e sobre o que é Engenharia Mecânica e seu curso, com as oportunidades oferecidas pela Faculdade Uniamérica.

Mercado de trabalho

O mercado de Engenharia Mecânica está em constante expansão com vagas atraentes em indústrias aeronáuticas ou automobilísticas. A exploração de petróleo também tem empregado muitos profissionais, principalmente quando o assunto é desenvolver novas máquinas para perfuração ou transporte de petróleo.

A indústria metalúrgica também conta com esse profissional, assim como a de eletroeletrônicos, conduzindo e organizando produções ou ainda trabalhando na gestão de suprimentos e recursos.

Quem tem interesse pela área de biociência vai gostar de saber que esse é um campo em que também há ótimas oportunidades, auxiliando em projetos de equipamentos em hospitais e clínicas.

O salário varia conforme o porte da empresa em que se está empregado e o nível de habilidade, conhecimento e experiência do profissional. A remuneração para quem acabou de entrar no mercado é de cerca de R$ 4mil, mas estima-se que no auge da carreira é possível chegar aos R$35 mil.

Atuação

Como visto, há muitas possibilidades para esse profissional em indústrias de diferentes áreas. Da mesma forma, a atuação também pode ser múltipla.

É comum que eles estejam ligados à concepção do projeto e fabricação de máquinas ou ainda desenvolvam projetos na linha de produção. Entre suas funções, também irá planejar e coordenar processos mecânicos e trabalhar com vendas técnicas da área.

Também é possível atuar em consultoria e assessoria em projetos de empresas. É comum que grandes companhias contratem terceiros para avaliar maquinário, encontrar problemas e apresentar soluções, no intuito de melhorar os funcionamentos e práticas do dia a dia.

Diferencial

Para se dar bem nesse ramo, é muito importante estar sempre antenado e atualizado quanto às inovações tecnológicas. O profissional vai lidar sempre com softwares que precisam ser programados de acordo com a necessidade das máquinas e indústrias. Por isso, investir constantemente em novos aprendizados é um diferencial em sua atuação!

O curso

O primeiro passo para seguir essa profissão é entrar para faculdade de Engenharia Mecânica, que costuma ter a duração de cinco anos 910 semestres). Assim como em todos os outros segmentos da Engenharia, esse curso tem como base disciplinas das Ciências Exatas, ou seja, com foco em Matemática, Química e Física.

No entanto, o aluno também se depara com matérias específicas em sua grade curricular, como Tecnologia Mecânica, Termodinâmica, Mecânica dos Fluidos, Transmissão de Calor, Materiais, dentre outras. São elas que dão o pontapé para que você possa aprender as teorias e conceitos básicos da área.

Além disso, uma parte importante do curso é a prática desenvolvida nos laboratórios. Tratam-se de atividades para desenvolver habilidades essenciais na carreira, desde desenho técnico a fundição e  manipulação de materiais. O estágio também faz parte da rotina dos estudantes que fazem faculdade de engenharia mecânica e é fundamental nessa aprendizagem prática, bem como inserção no mercado de trabalho.

Após saber mais sobre essa profissão, conte pra gente nos comentários: tem interesse em seguir carreira nessa área? Conheça a opção da Uniamérica para quem busca por universidades em Foz do Iguaçu!

Conheça agora os nossos cursos!

Leia também: A importância do inglês na formação universitária

Topics: Engenharia Mecânica

Caio Miranda

Escrito por Caio Miranda

   

Posts recentes