Acesse nosso portal

Você conhece Engenharia de Produção? A Engenharia como campo do conhecimento possui tantos desdobramentos que, muitas vezes, fica difícil saber do que trata exatamente cada curso ou divisão.

No post de hoje, você fica sabendo o que é Engenharia de Produção e quais as áreas em que o profissional com essa graduação pode atuar. Fique conosco!

O que é Engenharia de Produção

A Engenharia de Produção proporciona a capacidade de transitar com eficiência entre diversas áreas de uma indústria ou empresa. De todas as formas, sua razão de ser é aumentar a produtividade do ambiente em que atua. Buscando aumentar a produtividade com qualidade, o engenheiro de produção é o gestor de recursos humanos, financeiros e materiais.

Esse profissional tem a capacidade de atingir cargos estratégicos de liderança e gerenciais, uma vez que conhece e entende todas as partes do negócio.

Isso acontece também porque reúne e aplica princípios de administração, economia e engenharia ao desempenhar as suas funções. Muitas delas vitais para o desenvolvimento de uma organização, como por exemplo:

  • Otimização do trabalho e seus processos;
  • Aperfeiçoamento de técnicas de produção;
  • Coordenação de atividades financeiras, logísticas e comerciais.

A Engenharia de Produção é uma profissão em alta. Sua importância e necessidade no coração de qualquer empreendimento vem lhe rendendo reconhecimento e procura por profissionais formados neste curso.

Áreas de atuação em Engenharia da Produção

O mercado de trabalho é bastante abrangente para o Engenheiro de Produção. Responsáveis por grande parte disso são dois fatores: formação multidisciplinar em faculdades em Foz do Iguaçu e a sua consequente visão sistêmica do negócio. Dessa forma, as áreas de finanças, produção, recursos humanos, comercial e até desenvolvimento de produto podem e devem ser opções.

O Engenheiro de Produção pode desempenhar essas funções principalmente em empresas no ramo de serviços e manufatura. Os segmentos são muitos: alimentos, eletroeletrônicos, siderúrgico, químico, mecânico, agroindústria, petróleo e petroquímico, para citar alguns.

Outro ponto de destaque para o profissional formado em Engenharia de Produção é a possibilidade de seguir carreira na vida acadêmica. O conhecimento na área de Engenharia tem sólida base científica, e por essa razão, o profissional poderá atuar como professor-pesquisador, bem como na elaboração de inovações para o círculo da Engenharia de Produção.

A versatilidade da Engenharia de Produção integrada as metodologias ativas de aprendizagem

Não à toa, o Engenheiro de Produção vive um momento de valorização e bom volume de ofertas de emprego. Atua em funções-chave dentro de uma organização, podendo influenciar diversos departamentos e resultados.

O encorajamento da ampliação da capacidade criativa e do pensamento crítico, visando a quebra de paradigmas aproveita, e ao mesmo tempo, promove essa característica da profissão. Essa é uma das contribuições da formação por meio de metodologias ativas de aprendizagem como na Uniamérica.

Conheça agora os nossos cursos!

Leia também: Como pagar menos ou obter bolsas de estudos para faculdade?

Topics: Faculdade

Caio Miranda

Escrito por Caio Miranda

   

Posts recentes