metodologia ativa

Você já teve um professor que passa o mesmo trabalho engessado todo ano? Já pediu matéria e provas de veteranos para estudar? Ou já assistiu a aulas, ouvindo alguém falar por horas, mas no final não se lembrava de quase nada?

Esses são apenas alguns dos sinais de que os modelos educacionais precisam ser repensados e tornados atrativos para os alunos. De que adianta ter frequência e notas impecáveis, se na hora de colocar o conteúdo em prática você não sabe o que fazer?

Graças à metodologia ativa, esse cenário está mudando. Conheça mais sobre o assunto neste post!

O que é Metodologia Ativa?

É um método de ensino que estimula o envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem. Ao invés de sentar na cadeira e ficar ouvindo o professor falar por horas, você recebe um problema do cotidiano da profissão e tenta resolvê-lo com base nos conhecimentos adquiridos em leituras e discussões em grupo.

Essa metodologia permite que você coloque em prática aquilo que aprende desde o primeiro dia de aula, consolidando os conhecimentos ao longo do curso. Quando vai para o mercado de trabalho, você já tem uma boa experiência de tudo o que ocorrer no seu dia a dia como profissional.

Como as metodologias ativas podem ajudar os alunos

Agora que você já sabe o que é a metodologia ativa, vamos conhecer os seus principais benefícios e entender como eles podem ajudá-lo.

1. Desenvolvimento de competências técnicas e habilidades comportamentais

Estudos indicam que este tipo de metodologia ajuda os estudantes a desenvolver competências técnicas (como o pensamento crítico) e habilidades comportamentais (como adaptabilidade). Esse crescimento pessoal e profissional é essencial para o sucesso no mercado de trabalho.

2. Maior (e melhor!) retenção de conteúdo

Você já teve a sensação de que “aprendeu melhor” quando gostava do assunto tratado? Isso vem do engajamento com a atividade: quanto mais envolvido você estiver com algo, maior a chance de você aprender e se lembrar depois.

3. Autonomia

Essa metodologia propõe um ensino baseado na elaboração de projetos, soluções de problemas reais e colaboração entre os alunos. Ao aprender fazendo, você tem a chance de conquistar autonomia e desenvolver sua visão empreendedora.

Metodologias Ativa

Metodologias ativas de aprendizagem: repensando os modelos educacionais tradicionais

Na Faculdade Uniamérica acreditamos no potencial da metodologia ativa para o processo educativo. Aqui você não será um mero receptor de informações; queremos que você participe de tudo e torne sua experiência universitária o mais proveitosa possível.

Pensando nisso, a matriz curricular é organizada em competências, que aliam teoria e prática desde os primeiros momentos do curso. Reconhecendo a importância de um idioma estrangeiro para a sua carreira, nós incluímos o ensino de língua inglesa para todos os cursos, com o intuito de torná-lo fluente em até 2 anos.

A estrutura física, como mesas para oito pessoas e salas interativas, favorecem a aprendizagem colaborativa e integração entre os estudantes, professores e monitores.

Conheça os nossos cursos!