Faculdade presencial  Faculdade a distância

Possuir um diploma universitário tornou-se um requisito básico no currículo de qualquer profissional. Segundo dados do IBGE, as empresas valorizam quem investe na carreira e a diferença salarial entre quem tem um diploma e quem não tem pode ultrapassar os 200%.

Na hora da escolha do curso superior, vem a pergunta: graduação presencial ou a distância? E são vários os requisitos que você tem que avaliar ao se decidir por uma ou outra modalidade.

Pensando nisso, preparamos este post especial para ajudá-lo em sua decisão. Vamos nessa?

Graduação a distância

Normalmente, os estudantes acreditam que um curso na modalidade de educação a distância é mais fácil do que uma graduação presencial. Este, na verdade, é um pensamento equivocado.

Quando a atenção volta-se apenas ao conteúdo, quase não há diferença entre as duas modalidades. O aluno regularmente matriculado também tem que atingir a nota mínima nas avaliações às quais é submetido.

A grande vantagem da educação a distância (EaD) é a flexibilidade. Ou seja, professores e estudantes não precisam estar reunidos em um mesmo ambiente, à exceção justamente das provas, que, em cumprimento a uma exigência do Ministério da Educação, devem ser aplicadas na própria instituição ofertante.

Ademais, o aluno decide quais os momentos mais adequados para assistir as aulas e fazer os exercícios, estruturando sua rotina de estudos conforme os seus outros afazeres e compromissos do cotidiano.

Graduação presencial

Modalidade mais popular do Brasil, a graduação presencial oferece como principal vantagem a maior interação dos universitários entre si e também com os docentes.

Uma vez ministrado o conteúdo, o aluno tem a oportunidade de, imediatamente, sanar suas principais dúvidas. A definição dos horários de aulas cabe exclusivamente à faculdade, de acordo com as diretrizes estabelecidas no projeto pedagógico.

Cita-se ainda o maior engajamento dos alunos com as atividades acadêmicas, no tocante às práticas que acontecem no campus ou em ações extracurriculares, realizadas em benefício da comunidade.

A possibilidade de trocar ideias e experiências com frequência, ampliar o círculo de amizades e contatos, ter acesso facilitado à bibliotecas, laboratórios, tutores e outros recursos, faz da graduação presencial a preferência da maioria dos alunos de ensino superior.

Ter uma rotina para os estudos, um compromisso a ser cumprido, também ajuda aqueles que não conseguem se organizar por conta própria para estudar em casa.

Mas não pense que o conhecimento fica só na faculdade! Por meio de Ambientes Virtuais de Aprendizagem, você pode consultar os conteúdos da aula on-line sempre que precisar, reforçando aquilo que viu, conheceu e compreendeu junto aos seus colegas e professores.

Qual a melhor opção, afinal?

Para essa questão, não há uma resposta exata. A escolha ideal é aquela que melhor atende sua necessidade.

Supondo, hipoteticamente, que você more numa cidade afastada dos grandes centros, um curso a distância pode se configurar como uma alternativa vantajosa, tendo em vista que essa opção implicaria numa redução de custos com transporte, por exemplo.

O mesmo vale para os indivíduos que acumulam jornadas e, além das atividades acadêmicas, precisam trabalhar para prover a si próprio ou à família. Neste caso, porém, o grande legado é a economia de tempo.

Em contrapartida, se o curso dos seus sonhos é ofertado em seu município ou então você apresenta dificuldade para estruturar sua rotina de estudos por conta própria, é aconselhável a opção pelo presencial.

Qualquer que seja a sua escolha, vale lembrar, você receberá um diploma de graduação que o habilita ao exercício da profissão escolhida em todo o território nacional. Cabe a ressalva que este documento não faz qualquer menção à modalidade de ensino cursada.

E você, já decidiu que carreira pretende seguir? Pretende fazer graduação presencial ou a distância em Foz do Iguaçu? Deixe seu comentário!