Blog Uniamérica

Faculdade de pedagogia: o estudo do desenvolvimento educacional

Postado por Caio Miranda on 09-01-2018 10:30

A carreira de Pedagogia é cercada de muitos mitos que confundem o estudante na hora de prestar um vestibular. Isso porque a ideia que muitos têm é de uma profissão restrita a sala de aula e com poucas áreas de atuação. Mas será que isso é mesmo verdade?

Na realidade, a faculdade de Pedagogia possibilita ao profissional uma atuação mais ampla, especialmente se ele especializar-se ao longo de sua formação. Para saber mais sobre esse curso, o que ele estuda e quais suas áreas de atuação, nos acompanhe neste artigo!

O estudo da Pedagogia

O curso prepara o estudante para lidar com a educação e a aprendizagem. Assim, é comum que as faculdades de Pedagogia ofereçam uma formação abrangente e humanística, com disciplinas das áreas de Psicologia, Antropologia, Sociologia e História, além daquelas mais ligadas à educação como a metodologia científica, a gestão escolar e a prática de ensino.

Durante os quatro anos de estudo, o aluno realizará trabalhos práticos e estágios supervisionados, de forma a ficar mais próximo do mercado.

faculdade de pedagogia

Onde trabalha o profissional de Pedagogia?

Essa é a parte que muitos futuros pedagogos têm dúvidas. A faculdade de Pedagogia confere ao profissional a formação para atuar principalmente nos primeiros anos da educação escolar. Ou seja, aqueles que desejarem poderão lecionar na educação infantil até os primeiros anos do ensino médio. No entanto, essa não é a única área de atuação do pedagogo.

Até algum tempo, as faculdades de Pedagogia eram obrigadas a fornecer uma habilitação ao profissional nas áreas de orientação educacional, supervisão e coordenação ou direção escolar. Mas isso mudou. Hoje, o estudante sairá da faculdade com a garantia que poderá exercer qualquer uma das três funções, independentemente de uma ênfase específica.

Boa notícia, não é mesmo? Você poderá atuar, então, na educação infantil, no ensino de jovens e adultos, em ONGS, hospitais, na direção de escola e como assessor ou consultor pedagógico.

 

O que estudar para o vestibular de Pedagogia

A Pedagogia é considerada uma área de humanas, por isso, é interessante que você domine algumas matérias da educação básica como a Língua Portuguesa, a História e a Sociologia. Isso irá ajudar tanto no ingresso no curso, durante a concorrência pela vaga na faculdade, quanto ao longo de sua formação, já dentro da instituição de ensino.

Existem faculdades em Foz do Iguaçu que possibilitam ao estudante o ingresso por meio de vestibular próprio ou através da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio. Por isso, você deverá consultar a instituição de interesse para direcionar os seu aprendizado e saber, exatamente, o que estudar para o vestibular de Pedagogia.  

O pedagogo possui uma importante função na sociedade, uma vez que atua no desenvolvimento educacional de crianças, jovens e adultos, contribuindo para a melhoria na educação do país. Aliado ao esforço individual, uma boa formação tornará o estudante preparado para exercer a profissão em inúmeros campos, inclusive naqueles não escolares.

Ainda restou dúvidas? Saiba mais sobre essa formação! Veja aqui todas as áreas de atuação e a matriz curricular do curso de Pedagogia.

Conheça nosso curso de Pedagogia

Leia também: Metodologia ativa: A importância da aprendizagem colaborativa

Uniamérica

Criar condições para que seus estudantes, professores, colaboradores e membros da sociedade possam vivenciar uma aprendizagem significativa e transformadora em suas vidas.

Cursos de:

Assine nosso blog!

Posts Recentes