Blog Uniamérica

Faculdade de História: 5 pontos para entender o campo de atuação

Postado por Caio Miranda on 28-12-2017 14:00

A faculdade de História, assim como outras cujos conteúdos teóricos são dominantes, acabam gerando a falsa impressão de um mercado limitado. A área pode não ter a versatilidade da Administração, por exemplo, mas certamente oferece mais opções do que imagina-se por aí.

A regulamentação da profissão, em 2015, ainda valorizou a atuação desse profissional. Tanto consolidando campos já existentes e tradicionais, quanto favorecendo a criação de novas possibilidades ao historiador. É preciso, no entanto, estar atento às habilidades exigidas por estas novas demandas.

As melhores faculdades de História no Brasil são aquelas que enfatizam o desenvolvimento de competências apropriadas as novidades da área. Entenda melhor a dinâmica desse mercado conhecendo alguns pontos presentes na atuação do historiador. Confira!

faculdade de historia

1. Pesquisa

A pesquisa é um processo fundamental no estudo da História, pois esta é uma ciência humana que perpassa pela interpretação de diversos autores. Assim, o aluno é incentivado a desenvolver um senso crítico e a sagacidade de utilizar referências diversificadas no estudo e prática profissional.

Essa característica é priorizada na atuação acadêmica, em institutos de pesquisa e centros históricos. Uma tendência em alta no setor é a realização de estudos sobre a história e cultura latino-americanas. Tendo como objetivo valorizar e definir a identidade desses povos.

Por esse motivo, universidades em Foz do Iguaçu são uma boa opção para realizar essa graduação. A região de tríplice fronteira é estratégica, pois favorece o contato com populações de diferentes origens e instituições estrangeiras com os mesmos objetivos.

2. Preservação

Outro papel de fundamental importância do historiador é na preservação da História em sua forma mais concreta. O profissional pode atuar na gestão de projetos de preservação patrimonial, dentro de Ministérios, Secretarias ou mesmo na iniciativa privada.

Esse trabalho também é realizado em museus e acervos, onde o historiador é responsável por identificar, organizar e preservar objetos e documentos de valor histórico. Nas faculdades de História o acadêmico tem contato com o embasamento técnico para atuação em seções arquivos e museus.

3. Consultoria

Um meio que o historiador tem de oferecer seus conhecimentos sem necessariamente lecionar é por meio da consultoria. Esse ramo de atuação é bastante diversificado, permitindo grande autonomia e flexibilidade ao profissional.

Neste cenário, ele pode realizar a revisão de materiais, sejam eles livros didáticos, apostilas ou livros de ficção histórica. Ainda, pode auxiliar ou elaborar inteiramente roteiros de filmes, novelas, peças de teatro e documentários.

Outra opção é organizar e programar visitas históricas, elaborando o itinerário, auxiliando guias de viagem nas explicações técnicas e produzindo material de apoio. Um dos campos menos lembrado é também um dos mais ricos dentre as possibilidades historiador.

4. Docência

Por outro lado, a primeira e mais óbvia opção do candidato que decide-se pela faculdade de História é a docência. Contudo, é possível extrapolar a sala de aula e realizar palestras, participar de congressos e eventos promovendo assuntos pertinentes.

É muito comum, por exemplo, ciclos de palestras sobre as influências e percalços da cultura africana na América Latina durante o Mês da Consciência Negra. O profissional pode fomentar debates sobre a origem de preconceitos e oferecer alternativas para problemas que ainda são muito atuais.

5. Autoria

O historiador também encontra um campo prolífico em meio à produção intelectual, mesmo as que não envolvem uma pesquisa científica propriamente dita. O profissional pode aprofundar-se em temas de seu interesse e escrever livros divulgando o assunto.

Alguns livros de grande sucesso têm despertado o interesse pela ciência histórica em jovens leitores que deparam-se com perspectivas inéditas da profissão. O jovem e promissor Yuval Noah Harari é o maior exemplo de historiador/autor dos últimos anos.

Viu como a atuação do historiador é ampla, diversificada e cheia de oportunidades interessantes? Embarque nesta aventura com o curso de História da Uniamérica. Entre as melhores universidades de Foz do Iguaçu, a instituição oferece uma metodologia inovadora focada em competências atuais.

Conheça os Cursos da Uniamérica