Acesse nosso portal

engenharia eletrica

Com nomes tão parecidos é fácil confundir Engenharia Elétrica com Engenharia Eletrônica. No entanto, os cursos são muito diferentes entre si. Neste post, você vai descobrir o que cada profissão oferece e onde você pode trabalhar depois de formado.

Vamos lá?

Engenharia Elétrica x Engenharia Eletrônica: qual a diferença entre os cursos?

Em Engenharia Elétrica, você aprende como a energia elétrica é gerada, transmitida e distribuída. O profissional dessa área é responsável desde o planejamento até a execução de projetos que envolvam esse tipo de energia.

É fundamental para o funcionamento seguro de diversos tipos de estabelecimento, como escolas e hospitais. Graças aos engenheiros eletricistas, podemos tomar banho quente, assistir televisão e conservar alimentos por mais tempo.

Já em Engenharia Eletrônica, você aprende todas as etapas relativas aos sistemas eletroeletrônicos. O profissional dessa área é responsável por criar sistemas de controle e automação, incluindo robôs e máquinas que funcionam sozinhas.

É extremamente importante para garantir a eficiência, padronização e economia de recursos em diferentes indústrias. Imagine se cada carro saísse da montadora de um jeito? Ou se demorasse três meses para conseguir um novo par de sapatos?

Na Uniamérica, ambos os cursos têm duração de 10 semestres e são oferecidos no Campus Boulevard, uma excelente oportunidade para quem quer fazer faculdade em Foz do Iguaçu!

Mercado de trabalho para Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica

As áreas de atuação para Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica são muito amplas.

O engenheiro eletricista atua sobretudo na indústria (alimentícia, siderúrgica, automotiva etc.), garantindo que a energia elétrica facilite os processos necessários, sem perigo para os funcionários ou desperdício para os donos.

Por sua vez, o engenheiro eletrônico atua sobretudo em empresas que usam tecnologia ou trabalham com linhas de montagem. Ou seja, negócios que precisam de rapidez e precisão para funcionar.

Faculdade em Foz do IguaçuEngenharia Elétrica x Engenharia Eletrônica: afinal, qual carreira escolher?

Agora que você já sabe a diferença entre Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica, fica um pouco mais fácil decidir qual carreira é mais a sua cara. Vejamos alguns pontos importantes:

Antes de tudo, defina o seu foco. Apesar de apresentarem semelhanças entre si, como a presença de processos automatizados, os cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica possuem focos distintos.

Se você gosta mais de estudar as redes elétricas e os circuitos, Elétrica pode ser mais interessante. Por outro lado, se o que te chama a atenção são os sistemas digitais, vá de Eletrônica.

Outro ponto importante é ter uma ideia com o que você quer trabalhar. Assim como o que você aprende em cada curso é diferente, o mercado de trabalho também reserva oportunidades particulares para o profissional formado em cada área.

Os engenheiros eletricistas podem atuar basicamente em qualquer área ou estabelecimento que necessite dessa forma de energia; de canteiros de obras à construtoras e órgãos públicos. Os engenheiros eletrônicos, por sua vez, têm mais oportunidades no setor de eletrônicos e telecomunicações.

Ainda ficou dividido? Saiba mais a respeito dessas duas carreiras baixando os e-books dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica.

Conheça os nossos cursos!

Leia também: O que é a engenharia civil e seu mercado que nunca para

Topics: Engenharia Eletrônica, Engenharia Elétrica

Caio Miranda

Escrito por Caio Miranda

   

Posts recentes