engenharia ambiental

Todo o progresso que a humanidade conquistou trouxe consequências desastrosas ao meio ambiente, algumas até irreversíveis. Aos poucos fomos percebendo que eram necessárias medidas mais efetivas para cuidar da natureza.

Conhecimentos científicos, métodos e tecnologias apropriadas são as bases que uma faculdade de Engenharia Ambiental oferece para a preservação de nossos recursos naturais.

Entre as principais funções da Engenharia Ambiental, está o desenvolvimento de técnicas para a preservação do meio ambiente. O profissional faz o planejamento, coordenação e administração de estações de tratamento de esgoto, redes de distribuição de água, descarte correto do lixo e reciclagem de resíduos sólidos.

Com essas atribuições, são garantidas melhores condições de vida e saúde à população. Para realizar diferentes projetos de engenharia ambiental são necessários conhecimentos de Biologia, Química, Física, Matemática e Ciências Sociais. Portanto, o curso de engenharia ambiental tem um currículo multidisciplinar.

Saiba um pouco mais sobre o curso

Escolher uma instituição de ensino nem sempre é uma tarefa simples, principalmente quando o curso exige mudança de cidade, por conta de suas características. No Brasil, felizmente há muitas opções de universidades.

Em Foz do Iguaçu, as faculdades oferecem cursos em diversas áreas, mas quando o assunto é Engenharia Ambiental uma em particular destaca-se por ser a pioneira: a Uniamérica.

A Uniamérica conta com uma metodologia de ensino semelhante às usadas nas melhores faculdades do mundo, com aprendizado ativo e integral. A matriz curricular é baseada em competências, o que define as atividades em sala de aula.

Na grade curricular constam as disciplinas imprescindíveis das engenharias, além das mais específicas no decorrer do curso. Geologia, ecologia, topografia, hidráulica e estatística são algumas das matérias que preparam os alunos para as disciplinas profissionalizantes.

O curso de Engenharia Ambiental da Uniamérica destaca-se ainda, por apresentar matriz específica da área de Recursos Hídricos. Aulas de inglês e Empreendedorismo também estão inseridas no conteúdo educacional, para familiarizar o futuro engenheiro com a linguagem adequada e inovar na profissão.

Os alunos contam com biblioteca virtual com acervo de mais de 5400 títulos e laboratório para desenvolver seus projetos de engenharia ambiental.

O curso tem duração de 10 semestres, no horário noturno. O aluno é graduado em Bacharel em Engenharia Ambiental e está pronto para o mercado de trabalho.

Após a graduação, o Engenheiro Ambiental precisa estar cadastrado no Conselho Regional de Agronomia – CREA para exercer a profissão.

Áreas de atuação da faculdade de engenharia ambiental

Neste curso, o aluno está apto a atuar na área de Bioprocessos e Biotecnologia, avaliando os efeitos de processos e produtos sobre o meio ambiente.

Em Recursos Hídricos, o engenheiro ambiental tem como tarefa racionalizar a exploração de rios, reservatórios e água subterrânea.

Uma das principais áreas de atuação desse profissional é o Saneamento, desenvolvendo projetos de Engenharia Ambiental que tratam dos sistemas de abastecimento de água e resíduos de esgoto. Cuida também de sistemas de drenagem preventivos contra inundações e enchentes.

O profissional encontra campo de trabalho no controle de poluição, geoprocessamento, recuperação de áreas, planejamento, gestão ambiental e construção civil.

Quer mais 3 motivos para cursar Engenharia Ambiental na Uniamérica?

- O curso de Engenharia Ambiental da Uniamérica teve nota 4 no Enade 2011 (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

- A Uniamérica concede bolsas de estudo, descontos corporativos e crédito estudantil.

- Oferece cursos de extensão e pós-graduação.

O que você está esperando? Venha para a Uniamérica! Conheça nossa página, oferta acadêmica e, por qualquer dúvida é só entrar em contato. Estamos à sua disposição para começar a conversar.

Conheça o curso de Engenharia Ambiental