Blog Uniamérica

Conheça a metodologia ativa da Uniamérica em Foz do Iguaçu

Postado por Caio Miranda on 26-12-2017 10:30

A passagem pelo ensino superior enriquece o currículo de qualquer estudante e tende a render-lhe ótimas recordações, que serão lembradas por toda a vida, além dos conhecimentos necessários para o exercício da profissão.

Todavia, essa experiência pode ser ainda mais transformadora quando a instituição decide inovar, substituindo o jeito tradicional de ensinar por metodologias.

Desde 2013, a Faculdade Uniamérica emprega a metodologia ativa para nortear o processo de ensino-aprendizagem em seus cursos. Descubra agora quais são os principais diferenciais desse modelo!

metodologia ativa

Afinal, o que é metodologia ativa?

A metodologia ativa concede ao estudante o status de verdadeiro protagonista do processo de aprendizagem. Assim, ele deixa de ser um sujeito passivo, que apenas absorve os conteúdos, para ser incentivado a debater e questionar sobre os temas abordados.

Com isso, formatos da educação tradicional, como as aulas expositivas nos quais os professores abordam determinado assunto por horas de forma unidirecional, não raramente de maneira maçante, são abandonados.

Em contrapartida, os estudantes passam a ser literalmente desafiados a exercitar as competências técnicas e comportamentais necessárias para que dominem os conteúdos, sempre com base em casos práticos. Para tornar esse processo mais atraente, outros professores, além dos titulares, participam de forma colaborativa como convidados de aulas especiais.

Fortalecendo o espírito colaborativo

Para chegarem à solução do problema proposto, os estudantes são estimulados a colaborar uns com os outros, priorizando o coletivo acima de interesses individuais. Como parte dessa proposta, a realização de trabalhos em grupo torna-se uma atividade corriqueira.

Outra mudança significativa trazida pelas metodologias ativas de aprendizagem é o abandono da ideia de que a teoria deve ser aprendida antes da prática. Logo nos primeiros semestres, o acadêmico convive com situações reais que se tornarão comuns em seu cotidiano profissional.

Se o seu curso é na área da saúde, você pode, por exemplo, reunir-se com graduandos de outras especialidades para acompanhar atendimentos, por exemplo. Todas essas atividades são realizadas sob a supervisão de um responsável.

Nova forma de organização da matriz curricular

Destaca-se ainda, como um dos princípios das metodologias ativas de aprendizagem, uma nova proposta de organização curricular: saem de cena as tradicionais disciplinas, para dar lugar a uma avaliação baseada em competências.

Também há um cuidado especial quando o assunto é a elaboração do material didático: a proposta é que o conteúdo consiga facilitar a rotina do graduando, motivando-o a prosseguir com os estudos enquanto estiver longe da faculdade.

Visando preparar o aluno para um mercado de trabalho cada vez mais seletivo, o ensino de inglês faz parte do currículo de todos os cursos, com certificado reconhecido internacional, sendo que nos dois primeiros anos da academia, a certificação é gratuita. A proposta é que os alunos atinjam a fluência na fala em até quatro semestres.

Você entendeu o que é metodologia ativa? Essa forma inovadora de aprender acompanha as transformações do mundo, mas sem se esquecer do compromisso com a qualidade de ensino.

Se você se interessou em conhecer melhor os princípios que regem as metodologias ativas, entre em contato conosco! Teremos um grande prazer em convidá-lo a assistir uma demonstração prática!

Conheça o modelo de Aprendizagem Ativa da UNIAMÉRICA