Acesse nosso portal

Em meio a tantas possibilidades, o trabalho perde a alcunha de obrigação e torna-se parte da busca por realização pessoal. Por isso na hora de escolher uma carreira, muitos estudantes tendem a ser guiados por interesses particulares do que por perspectivas de mercado e salário.

Por um lado, isso significa que hoje os profissionais têm mais chances de serem felizes em suas carreiras. Transformando-as em um projeto de vida ao qual dedicam-se com verdadeira paixão. Contudo, alcançar essa meta não é tão fácil quanto parece. Justamente por mesclar aspectos pessoais e profissionais, fazer essa escolha fica mais complicado.

O que também não significa que é impossível. Pelo contrário, perseguir algo que realmente tem um significado na vida da pessoa é um excelente combustível. Quem corre atrás de um sonho precisa apenas de um bom planejamento profissional para manter a objetividade e não deixar-se levar pelas emoções e desejos.

Identificou-se? Então, saiba como transformar seu sonho em um projeto de vida vencedor!

Planejamento profissional

Primeiro Passo: escolher a carreira

Quem ainda está na fase de decidir por onde começar, mas já sabe que quer ter uma carreira dos sonhos precisa começar a pensar estrategicamente. Um erro comum é romantizar a profissão que tem algo a ver com os gostos pessoais e acabar frustrando-se na carreira.

Ser apaixonado por culinária, por exemplo, não é o suficiente para escolher a carreira em Gastronomia. É preciso pensar nas elevadas exigências técnicas, comportamentais e em toda a pressão existente em uma cozinha profissional. Quando cozinhar é um hobbie agradável, a realidade da profissão pode mostrar-se um pesadelo.

Comece identificando quais são as suas habilidades, competências e o que lhe dá prazer nas atividades que deseja transformar em carreira. Pesquise sobre a realidade das profissões que almeja e descubra qual perfil profissional mais aproxima-se do seu. Dessa forma, é possível fazer uma escolha objetiva e segura sem deixar os sonhos de lado.

Segundo Passo: fazer um planejamento profissional

Tendo escolhido a carreiras dos sonhos é preciso partir para os aspectos práticos que permitem torná-la uma verdadeira profissão. Este é o momento de fazer um verdadeiro planejamento profissional, começando por conhecer a fundo o mercado, as tendências e as exigências da área.

Lembre-se de manter o realismo. Algumas carreiras exigem muitos anos de estudo, possuem um mercado bastante competitivo ou exigem um profissional empreendedor o suficiente para criar seu próprio nicho. Nada disso significa desistir do sonho, mas que você deve ser estratégico ao elaborar o caminho que leva ao objetivo final.

Faça um planejamento objetivo elaborando metas de curto, médio e longo prazo. Definindo por onde começar, como aprimorar suas habilidades para crescer profissionalmente e quais recursos serão necessários para isso. Reavalie seus planos constantemente, atualizando-o com novas possibilidades e os avanços que já foram alcançados.

Terceiro passo: conquistar o seu projeto de vida

Você sabe o que quer e já traçou um caminho para chegar lá, mas isso basta? Ter um projeto de vida que guia o seu crescimento profissional gera muita determinação, mas também expectativas. E quando o assunto é conquistar um sonho, saber lidar com as expectativas e a frustração delas é fundamental para não perder o eixo.

Gostar de esportes é interessante para cursar Educação Física, por exemplo, mas você tem clareza da diferença entre uma atividade prazerosa e uma postura profissional? Entenda que toda profissão tem seu lado chato, sempre há alguma tarefa, responsabilidade ou característica da área que não agrada.

Mantenha-se atento e flexível para conseguir aproveitar as oportunidades que surgem pelo caminho. Um bom planejamento pode te ajudar a alcançar suas metas, porém novas possibilidades são criadas diariamente e são sempre bem vindas. Ao abrir o seu leque de opções você pode acabar encontrando algo que não estava procurando, mas que é exatamente o que você queria, talvez melhor até do que imaginou.

Quanto maior o sonho, maior o esforço para conquistá-lo, mas sendo esperto na hora de planejar o futuro tudo é possível. A Uniamérica oferece uma metodologia exclusiva de aprendizagem que forma profissionais autônomos, empreendedores e muito mais estratégicos na conquista de seus sonhos.

Compartilhe seu projeto de vida conosco aqui nos comentários!

Conheça os nossos cursos!

Leia também: Por que a Metodologia Ativa é tão importante para a formação acadêmica

Topics: Dicas

Caio Miranda

Escrito por Caio Miranda

   

Posts recentes