Acesse nosso portal

ciências biológicas

Podemos dizer que, basicamente, as Ciências Biológicas estudam todos os tipos de seres vivos, uma vez que a própria origem grega da palavra traz seu significado de uma forma bem clara, ou seja, bio é vida, e logia, estudo.

Mas a questão é bem mais ampla e profunda, por isso, é preciso entender tudo sobre Ciências Biológicas, uma área bastante complexa que envolve pesquisas e estudos detalhados. Só assim é possível ter certeza que esse é o curso ideal para você.

O que se estuda em Ciências Biológicas?

As Ciências Biológicas têm como objetivo estudar todas as formas de vida e dos seus processos desde sua origem, evolução, estrutura e o funcionamento dos organismos. É preciso entender a relação que existe entre fauna, flora, animais e seres humanos comparando suas semelhanças e diferenças, e como esses seres se relacionam com o meio ambiente.

Assim, nas Ciências Biológicas, que são um ramo das Ciências Naturais, o objeto de estudo são os seres vivos, uma vez que predominam em sua composição átomos de hidrogênio, oxigênio, carbono e nitrogênio, todos apresentando propriedades de multiplicação, variação e hereditariedade.

Bacharelado ou Licenciatura?

Se você está em dúvida sobre qual formação escolher no curso de Ciências Biológicas é bom prestar atenção nas diferenças que existem entre as duas.

A formação em Bacharelado apresenta um currículo com bastante ênfase nas disciplinas de matemática, estatística e física. O aluno pode escolher áreas de especialização como Ecologia, Zoologia, etc. Com uma pós-graduação é possível lecionar no Ensino Superior.

Na Licenciatura, a ênfase está nas áreas básicas da Biologia, como Botânica, Genética e Ecologia. Também fazem parte do currículo nessa modalidade algumas disciplinas ligadas à área de Pedagogia, como didática, metodologia de ensino, psicologia da aprendizagem e pesquisa em educação.

Com a formação em Licenciatura, o graduado pode atuar como professor de Educação Infantil; no Ensino Fundamental dando aula de Ciências Naturais; e no Ensino Médio, com aulas de Biologia.  Para lecionar no Ensino Superior é necessário ter pós-graduação.

Ambas as modalidades têm duração de 4 anos, com estágio obrigatório.

O que faz o profissional de Ciências Biológicas

O mercado de trabalho nunca esteve tão propício para o biólogo como agora, que existe uma grande preocupação com o meio ambiente e sua conservação. Por isso, é importante estar a par de tudo sobre Ciências Biológicas para optar pela melhor área de atuação.

O curso de Ciências Biológicas habilita o profissional para desenvolver pesquisas no campo da biologia molecular, biotecnologia, biologia epidemiológica e ambiental; fazer análises clínicas citológicas, patológicas e citogênicas; e na prevenção de problemas ambientais.

O profissional pode atuar com biologia molecular trabalhando com transgênicos e clonagem; em biotecnologia, com produção de vacinas e fármacos; e na bioinformática, desenvolvendo programas de computação para pesquisas genéticas.  

Na Zoologia, o biólogo pesquisa os aspectos da vida animal; no controle de pragas e vetores cuida de técnicas para controlar as doenças entre animais e as pragas da lavoura; na Microbiologia a tarefa é investigar bactérias, vírus e fungos para a produção de remédios e alimentos. A biologia de organismos aquáticos, o gerenciamento costeiro e o meio ambiente em geral são campos de atuação da profissão.

Biologia é ou não é uma carreira interessante? Se quiser saber mais a respeito:

Ciências Biológicas

 

Saiba também: Faculdade presencial ou a distância? Qual a melhor opção para você?

 

Topics: Educação Superior

Caio Miranda

Escrito por Caio Miranda

   

Posts recentes