Acesse nosso portal

metodologia ativa

Não são raros os casos de estudantes que afirmam não se identificar, nem conseguir bons resultados com a forma de ensino tradicional. Isso porque cada pessoa tem características únicas e aprende de uma forma distinta das demais. Entretanto, sempre que aliamos teoria e prática, o aprendizado se consolida com mais facilidade.

Essa é a base da metodologia ativa de aprendizagem, um conceito que você aprende no post de hoje!

O que é metodologia ativa?

Você também procura um sistema que seja diferente e que facilite a aprendizagem, certo? A metodologia ativa é inspirada nas melhores universidades do mundo e representa uma revolução no Ensino Superior.

A proposta é integrar alunos e professores em torno de projetos que aliam teoria e prática, consolidando a aprendizagem de forma mais efetiva. O aluno deixa de ser mero ouvinte para tornar-se parte do processo de construção do conhecimento, trocando ideias e experiências com outros estudantes e professores.

O ambiente acadêmico é dinâmico e foge ao tradicional formato expositivo. Os alunos têm acesso a recursos tecnológicos, laboratórios e salas de suporte para o desenvolvimento de atividades, podendo elaborar projetos com qualquer pessoa, independentemente do período em que se encontre.

Projeto personalizado

Um dos pontos fortes da metodologia ativa, além de testar e capacitar o aluno para o mercado de trabalho, é focar no que realmente interessa. Uma formação diversificada sim, mas sob medida para cada indivíduo.

A partir de uma avaliação profissional, são identificados seus sonhos, desejos e necessidades. A metodologia ativa não utiliza disciplinas durante o curso, mas competências. E será por meio delas que seus objetivos serão alcançados.

Ainda, acontece um acompanhamento regular semanalmente, para verificar e garantir o bom andamento deste processo.

Quando a instituição de ensino mobiliza-se para entender as suas metas e anseios, fornecendo as ferramentas certas para tal, as chances de satisfação e sucesso são muito grandes. Por consequência, a formação do estudante ocorre de maneira muito mais completa, levando em conta o lado técnico-profissional, aliado ao comportamental-pessoal.

A realidade do mercado de trabalho

Situações e problemas reais, similares aos vivenciados na vida profissional, são reproduzidos em sala de aula. Desta forma, o aluno tem a oportunidade de desenvolver-se e liderar projetos e desafios, contando ainda com a participação constante do trabalho em equipe.

A valorização do currículo é uma preocupação da universidade e do aluno, que começa a ser preenchida por meio de metodologias ativas de aprendizagem.

Demais diferenciais

Outro diferencial da metodologia ativa é chamada de “just in time”. Aqui, o conhecimento teórico adquirido é aplicado na prática. Este tipo de experiência transforma a percepção do aluno, ao mesmo tempo que confirma a sua utilidade e real valor.

Mais uma característica essencial que mostra bem o que é metodologia ativa é a integração entre todas as atividades e processos. Tudo tem um propósito e uma finalidade muito bem estruturados. O movimento maker, por exemplo, que baseia-se no conceito de aprender a fazer fazendo, está completamente atrelado ao conceito anterior, just in time.

Ocorre também a substituição daquele modelo tradicional de ensino por meio de aulas expositivas, com perguntas e respostas. Em seu lugar, seguindo com o uso das metodologias ativas de aprendizagem, a proposta é gerar questionamentos, provocar e instigar a curiosidade do aluno. Assim, encoraja-se o autodidatismo, com progressos continuados para o hábito de estudar.

“O importante é não parar de questionar”

Afinal, como dizia Albert Einstein, "o importante é não parar de questionar". O conceito de metodologias ativas de aprendizagem apoia-se em uma série de estruturas preparadas para possibilitar a liberação da criatividade e da vontade de fazer e transformar. Começar transformando a si próprio, ao colega de classe, de trabalho, até poder inovar o sistema como um todo.

Gostou de aprender sobre a metodologia ativa e todas as suas inovações?

Conheça os nossos cursos!

Leia também: Comecei a faculdade! Como conciliar trabalho e estudo?

Topics: universidade

Caio Miranda

Escrito por Caio Miranda