Bolsas de estudo para faculdade

Fazer um curso de graduação é o sonho de muita gente e, para muitas profissões, uma exigência do mercado de trabalho. Nem todos, porém, conseguem ingressar em uma faculdade pública, para estudar gratuitamente.

Nesse cenário, muitos estudantes acabam adiando ou desistindo dos estudos por falta de condições de arcar com as mensalidades de uma instituição de ensino particular. Mas nem tudo está perdido!

Com a possibilidade de buscar bolsas de estudo para faculdade, o aluno pode pagar menos pela formação superior ou, até mesmo, não pagar nada. Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe!

O que são bolsas de estudo

Bolsas de estudo são programas destinados a estudantes de baixa renda, matriculados em instituições de Ensino Superior não gratuitas.

Por meio deles, o aluno que se encaixa no perfil atendido pode concorrer a uma bolsa parcial, que lhe permite pagar menos pelo curso a cada mês ou concorrer a uma bolsa integral, que lhe dá direito a não pagar nada pelo curso de graduação.

Programas de bolsas de estudo para faculdades

1. FIES

Em primeiro lugar, citamos o FIES.  O FIES é um programa do MEC, Ministério da Cultura, dirigido ao financiamento de graduações em cursos superiores presenciais privados e que apresentem uma avaliação positiva pelo próprio ministério. Podem participar os alunos com matrícula regular em instituições privadas e com cadastro no FIES. A escolha se dá por processo seletivo.

2. CredIES

O Credies é um financiamento estudantil que não cobra juros e que apresenta a menor taxa de juros do país. Você paga só a metade da mensalidade e, depois da formação, paga o restante com tranquilidade e não deixa de seguir seu sonho de estudar. A Uniamérica reforça seu compromisso com a educação, confira os passos para obter o financiamento

3. Programa de Bolsas Uniamérica

Há, ainda, universidades que contam com programas próprios de bolsas de estudos. É o caso da Uniamérica, que desenvolveu esse projeto com o objetivo de atender à candidatos aprovados no vestibular e que necessitem de apoio financeiro.

Criado em 2013, o Programa de Bolsas Uniamérica já conta com mais de 200 alunos usufruindo do benefício de fazer um curso superior gratuito na universidade!

Como requerer o benefício?

O candidato que deseja concorrer a bolsa de estudos na Uniamérica precisa atender a alguns requisitos:

• Não ter um diploma de curso superior;
  • Atender aos critérios socioeconômicos:
    • para bolsa parcial (50%), o aluno precisa comprovar renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos; e
    • para bolsa integral (100%), é preciso comprovar renda familiar mensal bruta per capita de até um salário mínimo e meio.

O candidato pode fazer a inscrição pela internet ou presencialmente, na Central de Atendimento da Uniamérica. Vale ter em mente que será preciso comprovar situação socioeconômica que justifique o pedido da bolsa, através de uma entrevista socioeconômica e documentação exigida em edital específoco. A partir daí, a faculdade avalia condições para, então, conceder o benefício. A Uniamérica disponibiliza o Vestibular de Bolsas sempre no final do ano, entre os meses de outubro e dezembro. Fique ligado!

Descontos Corporativos

Outra opção oferecida pela Uniamérica é o programa de descontos corporativos, desenvolvido a partir de parcerias com diversas organizações públicas e privadas de Foz do Iguaçu e região, são mais de 100 empresas conveniadas que oferecem descontos de até 20% no valor das mensalidades, para os colaboradores das empresas conveniadas.

Nesse caso, o interessado pode requerer o desconto no valor das mensalidades, no ato da matrícula, ao comprovar o vínculo de trabalho com a empresa.

Gostou de saber como pagar menos pela formação superior? Compartilhe este post nas redes sociais!

DESCUBRA O MELHOR FINANCIAMENTO PARA VOCÊ!