Acesse nosso portal

Faculdade

Trabalhar e estudar ao mesmo tempo pode ser desafiador, mas com o planejamento adequado você consegue dar conta do recado. Confira neste post como conciliar essas duas atividades!


Trabalho e estudo: dá para fazer os dois?

A resposta curta é: sim! Enquanto o trabalho promove autonomia financeira, o estudo promove a qualificação intelectual. Ao fazer os dois simultaneamente, você adquire as competências e habilidades necessárias no mercado de trabalho mais rapidamente. Nada melhor do que entrar com o pé direito, não é mesmo?

No entanto, tal empreitada requer uma nova mentalidade acompanhada dos hábitos apropriados. Se você não mudar sua postura, dificilmente conseguirá conciliar trabalho e estudo.

Leia também Vida de estudante universitário: saiba como se preparar!

Dicas para conciliar trabalho e estudo

Isso parece ótimo na teoria, mas você deve estar se perguntando como realmente fazer isso acontecer. Veja as dicas abaixo:

Planeje-se

Reserve um dia para planejar a sua rotina. Tenha em mãos o cronograma das disciplinas e sua escala de trabalho. Divida as atividades por dia, semana e mês. Use um calendário para marcar as datas importantes, como avaliações e entregas de trabalho. Isso ajuda a gerenciar melhor o tempo e as tarefas fluem melhor.

Seja realista

Há dias em que você está cansado ou pouco disposto. É preciso contar com esses contratempos na hora de conciliar trabalho e estudo. Ao se programar, inclua pequenas pausas entre as tarefas, nem que seja 30 minutos de descanso. Isso não é um sinal de fraqueza e pode, inclusive, ajudá-lo a melhorar sua produtividade.

Tenha uma rotina de sono regular

Trabalhar e estudar por muitas horas seguidas pode reduzir consideravelmente seu desempenho. Estabelecer uma rotina de sono regular é essencial para sua saúde física e mental.

Segundo especialistas, um ciclo de sono dura 90 minutos e nós dormimos de 4 a 5 desses ciclos. Para despertar relaxado, deve-se tentar acordar em um múltiplo de 90. Aplicativos como o Sleepyti.me calculam isso para você!

Alimente-se adequadamente

Conciliar trabalho e estudo exige disciplina e resistência. Daí a importância de alimentar-se adequadamente, com refeições saudáveis e lanches nutritivos. Evite comer frituras, doces e carboidratos, pois além de elevarem seus níveis de colesterol, eles podem diminuir seu metabolismo e deixá-lo sonolento.

Divirta-se

Por fim, não esqueça de separar um tempo para o lazer. Seja sair sozinho, encontrar os amigos ou ver um filme em casa, esse é um momento importante. Afinal, de que adianta esforçar-se tanto se você não se divertir um pouco?

O desafio de trabalhar e estudar ao mesmo tempo

Dedicar-se ao trabalho e estudo não é uma tarefa simples. É preciso organização, comprometimento e, às vezes, fazer alguns sacrifícios. Antes de assumir qualquer responsabilidade, considere sua disponibilidade de tempo e seja sincero com seus interesses.

Dessa forma, você diminui as chances de se frustrar ou de se sobrecarregar. Tenha em mente seus objetivos e empenhe-se para alcançá-los. A Faculdade Uniamérica está aqui para te ajudar!

Conheça os nossos cursos!

Gostou desse post? Curta nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as publicações!

Leia também:TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR: LEMBRE-SE DISSO NA HORA DE ESCOLHER SUA FACULDADE

Topics: Faculdade

Caio Miranda

Escrito por Caio Miranda