arquitetura e urbanismo

Você finalmente decidiu que profissão tem a ver com seu perfil e agora deseja encontrar tudo sobre Arquitetura e Urbanismo: de métodos de estudos aos melhores cursos de Arquitetura, além de descobrir uma faculdade em Foz do Iguaçu que esteja à altura dos seus anseios. Pois chegou ao lugar certo!

Neste post, você encontra resposta a todas essas dúvidas, assim como o funcionamento do vestibular de Arquitetura e Urbanismo. Afinal, o curso exige conhecimentos específicos ou habilidades de desenho? Siga conosco e descubra!

O vestibular de Arquitetura e Urbanismo

Aqueles que possuem interesse na área de Arquitetura e Urbanismo ficam apreensivos aos saber que sim, muitas faculdades desejam saber o nível de habilidade em desenho, noção espacial e gráfica dos vestibulandos. E avaliam essas aptidões já no vestibular!

A prova de habilidade pode diversificar muito de uma instituição para outra. Entre as provas dos melhores cursos de Arquitetura e Urbanismo, podemos citar que algumas delas podem exigir princípios de geometria, enquanto outras levam em conta as noções de desenho em si.

Mas isso não é motivo para desesperar-se, afinal, mesmo que você não tenha base alguma de desenho, isso não quer dizer que não possa desenvolver essa habilidade. O“dom” é um termo que tem-se deixado de lado para confirmar que, assim como Matemática ou Português, a Arte também é aprendida por meio de treino e técnicas.

faculdade em foz do iguaçuAlguns cursos livres podem ajudar nessa empreitada, deixando-o mais tranquilo quanto ao enfrentamento do vestibular de Arquitetura e Urbanismo. Mas o que se aprende na escola tende a ser suficiente para o concluir a prova com êxito.

Esteja ciente que o teste não existe para restringir, tampouco é complicado a ponto de impedir você de conquistar sua chance em fazer o curso com o qual se identifica, é apenas uma sinalização do que você verá depois de passar pelo vestibular, dentro da universidade.

O discernimento do vestibulando é que será levado em conta com relação ao que ele executou perante o tema proposto. Portanto, é bom armar-se de sua criatividade sem, no entanto, fugir às técnicas e fundamentos sobre a temática.

Estar seguro do que desenha e evitar usar borracha pode colaborar na hora de sua análise, assim como noção do espaço ocupado e proporção do desenho na folha. Faça do tempo o seu aliado, não deixando essa parte da prova para a última hora. Leve sempre materiais extras, a fim de evitar contratempos.

Além disso, esteja atento também a ter destaque nas disciplinas que serão posteriormente mais exigidas no decorrer da graduação, como Física, História e Geografia, já que é um curso que lida direta e indiretamente com questões ligadas à estética, humanística e espaço físico ocupado pela urbanização.

Conheça mais sobre Arquitetura e Urbanismo

Se você já está certo sobre a graduação em Arquitetura e Urbanismo, saiba que dentro da graduação uma das primeiras mudanças que você sentirá é sobre sua perspectiva de mundo e de espaço.

No sentido literal, ou seja, nas questões físicas de um ambiente, mas também em como uma obra ou edificação pode mudar a vida das pessoas enquanto seres humanos e sociedade.

A matriz curricular é a maior responsável por esse entrelaçamento das Ciências Humanas e Exatas. Como exemplo, o universitário terá contato com disciplinas  que abordam os Fundamentos da Arquitetura e Matemática contrapondo-se com Antropologia e História.

Inspirado a seguir por esta carreira?

Conheça o curso de Arquitetura e Urbanismo

Saiba Por que a Metodologia Ativa é tão importante para a formação acadêmica