shutterstock_509467522.jpg

Existe um mundo que não pode ser visto a olho nú. Um ambiente complexo de bactérias, vírus e micro-organismos que, apesar de invisíveis para nós, podem causar grandes problemas à saúde de uma pessoa. Em alguns casos, como a AIDS ou o ebola, esses males podem atingir milhões de pessoas em todo o mundo.

O biomédico é o profissional responsável por pesquisar esse universo. Existem diversas áreas dentro da Biomedicina, cada uma com suas características e desafios próprios. Nesse artigo, falaremos mais sobre essa realidade! Então, continue lendo e lembre-se de compartilhar o post com seus amigos!

Quais são as principais áreas da Biomedicina?

Existem mais de 15 possibilidades de atuação para o biomédico. Esse é um mercado extremamente aquecido, que permeia diferentes áreas do conhecimento a fim de entender distintas realidades e encontrar soluções para os mais variados problemas.

Para que você tenha uma noção mais aproximada das possibilidades, vamos citar algumas das principais opções que o profissional pode seguir. Vale lembrar que existem muitas outras. Confira:

• Análises clínicas e ambientais;
  • Anatomia;
  • Biofísica;
  • Biologia molecular;
  • Bioquímica;
  • Biotecnologia;
  • Diagnóstico por imagem e exames;
  • Genética;
  • Histologia;
  • Imunologia;
  • Atuação em laboratórios;
  • Medicina Legal e Perícia Criminal;
  • Parasitologia e Patologia;
  • Área Acadêmica (pesquisa);
  • Estética.

Biomedicina x Farmácia

Uma dúvida muito comum entre estudantes é a diferença entre Biomedicina e Farmácia. Apesar de possuírem uma grade curricular parecida, ambas baseadas principalmente nas áreas de Química e Biologia, a prática profissional é bastante diferente para cada profissional.

Enquanto o biomédico possui um foco mais laboratorial - principalmente no que tange às análises clínicas, pesquisa e inovação - o farmacêutico pode trabalhar efetivamente na produção de medicamentos, cosméticos e diretamente no balcão de drogarias.

Ambos profissionais podem atuar junto a órgãos como Vigilância Sanitária, ANVISA e semelhantes, desenvolvendo pesquisas, realizando auditorias e diagnósticos.

Vestibular de Biomedicina

Existem boas universidades em todo o Brasil que oferecem esse curso. A faculdade em Foz do Iguaçu que oferece essa graduação é a Uniamérica. Além de uma infraestrutura de primeira, a faculdade apresenta um corpo docente de excelente qualidade, o que é um grande diferencial.

Assim como em outros cursos da área de saúde, o vestibular de Biomedicina também é muito concorrido. Apesar disso, é possível entrar nas instituições com a nota do ENEM e por meio de provas agendadas, o que facilita muito o ingresso do aluno e o início dos estudos.

Mais informações sobre o curso de Biomedicina

O bacharelado em Biomedicina possui quatro anos, ou oito semestres, de duração. A grade curricular é, na maioria dos casos, generalista. Ou seja, o aluno sai da faculdade com a possibilidade de atuar em quaisquer áreas que citamos no primeiro tópico desse artigo.

Além de conteúdo teórico, o aluno possui uma extensa carga horária em laboratórios, a fim de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula. Também pode ter acesso a aulas de campo, ou seja, em ambientes externos, que propiciam experiências únicas de aprendizado.

Curioso para saber mais a respeito do curso de Biomedicina?

Conheça o curso de Biomedicina

Saiba também: Por que a Metodologia Ativa é tão importante para a formação acadêmica

Topics: Educação Superior